José Eduardo Agualusa - Escritores da Língua Portuguesa - Angola

Como o assunto em voga neste início de ano é as mudanças ocorridas na língua portuguesa, em função do novo acordo ortográfico, há alguns dias publiquei um artigo sobre os escritores da língua portuguesa, no qual me propus a apresentar alguns nomes de escritores naturais dos países que compõe a CPLP.

Iniciei então este tópico, com o fabuloso poeta africano, José Craveirinha e hoje trago a vocês o escritor angolano agraciado em 2007 com o prêmio Independente de Ficção Estrangeira, José Eduardo Agualusa.


Escritores da língua portuguesa - agualusa José Eduardo Agualusa nasceu em 13 de dezembro em 1960 em Huambo, Angola. Estudou Agronomia e Silvicultura em Lisboa, onde morou por um longo período.

Agualusa recebeu, em 2007, o prestigiado Prêmio Independente de Ficção Estrangeira, promovido pelo jornal britânico The Independent, com o livro O Vendedor de Passados (Dom Quixote, 2004). Além de ser o primeiro africano a receber tal distinção, Agualusa participa dos principais festivais literários do Brasil, em que é aclamado como representante do renascimento literário de Angola e escritor por excelência lusófono, já que sua obra transita com desenvoltura entre as culturas africana, lusitana e brasileira.

Considerado um escritor peregrino, com passagens pelo Rio - onde morou um bom tempo , Angola – sua pátria movida a guerra civil – e Portugal, onde reside atualmente, seus textos são o espelho das tradições que permeiam tão distintos ambientes, como ele mesmo ressalta em entrevista concedida ao Cultura Hoje:

[...] os meus livros refletem a minha mais ou menos forçada errância pelo mundo. [...] Sempre houve e continua a haver escritores que partem do regional para alcançar o universal, e que fazem imenso sucesso. Basta pensar no escritor mais lido do nosso tempo, Gabriel García Márquez.

Escritor profissional e colaborador de jornais em Lisboa e Luanda, Agualusa mistura brasileirismos, gíria urbana de Luanda e Portugal de forma enxuta e clara, propiciando um estilo acessível a todo o mundo de fala portuguesa.


BIBLIOGRAFIA


*As Mulheres de Meu Pai
Romance lançado em 2007, mistura ficção e realidade ao contar a história de uma jovem que sai em busca da história de seu falecido pai. O livro relata uma série de histórias fantásticas, vividas por este pai, em países da África, aonde ele se relacionou com diversas mulheres.(wikpédia)

*Manual Prático de Levitação
Lançado em 2005 pela editora Gryphus, é uma coletânea de contos na qual as histórias estão divididas em três partes - Angola, Brasil e outros lugares de errância. A coletânea traz contos que foram publicados em diversas revistas e jornais portugueses e angolanos.

*O Vendedor de Passados
Romance publicado em 2004, conta a história de um especialista em pesquisa genealógica que, reescreve o passado dos outros em troca de dinheiro.O romance é uma sátira feroz a sociedade angolana e uma reflexão sobre a construção da memória e seus equívocos.

*O Ano em que Zumbi Tomou o Rio
Romance de 2003 que retrata a realidade das favelas do Rio de Janeiro. A narrativa trata sobre a guerra travada entre traficantes e policias nos morros cariocas e a possibilidade de esta guerra espalhar-se pela cidades, não mais restringindo-se aos morros.

*Catálogo de Sombras
Livro de contos, lançado em 2003, com histórias fantásticas envolvendo nomes ilústres.Fernando Pessoa exilado no Brasil interessa-se pelo candomblé. Descendentes de um marinheiro de Vasco da Gama, em Malindi, no Quénia, cantam a História para melhor a preservarem. Numa praia de Pernambuco um pescador sonha uma baleia e lança-a ao mar. São sombras à deriva. Homens que caiem em direcção à luz. Contos de um mundo que fala português.

*O Homem que Parecia um Domingo (contos, 2002)
Lançado em 2002 é um conjunto de crônicas e contos publicado em vários periódicos e revistas.

*A Substância do Amor e Outras Crónicas
Coletâneas de crônicas lançada em 2000 pela editora Dom Quixote.

*Estranhões e Bizarrocos
Livro infantil lançado em 2000. O personagem é um inventor de coisas impossíveis: formigas mecânicas, pássaros a vapor, sapatos voadores, aparelhos de produzir espirros...

*Um estranho em Goa
"Uma das obras mais aclamadas e que serviu de redescoberta literária de Goa a milhares de leitores. Nela o autor angolano José Eduardo Agualusa desvenda, de forma misteriosa e singular, a identidade pós-colonial de Goa. Um livro-chave para compreender a Goa de hoje."
Constantino Hermanns Xavier, SuperGoa

*Fronteiras Perdidas, contos para viajar
Coletânea de contos publicada pela editora Dom Quixote, em 1999 - Portugal. Três contos passam-se no Brasil, nove em Angola e os demais em outras partes do mundo.

*Nação Crioula
(romance, 1997,com o personagem de Fradique Mendes)
Escrito em forma epistolar, o romance apresenta troca de cartas entre Eça de Queirós, Ana Olímpia e outros personagens. Ana Olímpia Vaz de Caminha nasceu como escrava e tornou-se uma célebre e rica angolana. Manteve uma misteriosa ligação amorosa com o aventureiro português Carlos Fradique Mendes.O livro mistura factos reais e ficção na luta pela abolição da escravatura em Angola.

*Estação das Chuvas
Biografia romanceada,lançada em 1996, que retrata a vida da poetisa e historiadora angolana Lídia do Carmo Ferreira, que desapareceu em 1992 no início da violenta guerra cívil.

*A Feira dos Assombrados
Novela publicada em 1992, tem como cenário a velha cidade do Dondo, às margens do Rio Quanza, em Angola. Tudo começa com a descoberta de um misterioso cadáver. A partir desta descoberta,A cidade do Dondo mergulha num estranho pesadelo.

*O Coração dos Bosques
Livro de poesias publicado em 1991.

*D. Nicolau Água-Rosada e outras estórias verdadeiras e inverosímeis
Coletânea de contos, lançado em 1990.

*Conjura
Romance publicado no ano de 1989 que conta as histórias dos habitantes da velha cidade de São Paulo da Assunção de Luanda, colónia portuguesa para onde eram enviados condenados ao degredo. Ladrões, assassinos, bandidos de toda a espécie acumulavam-se no bairro pobre de Ingombotas. Conhecemos as várias personagens da cidade e as suas desventuras até ao fatídico dia 16 de Junho de 1911, dia da tentativa falhada de revolta para obter a independência do país.

* Clique aqui e leia dois textos de José Eduardo Agualusa.

_____________________________________________
Acompanhe este Tópico:

Escritores da Língua Portuguesa - Unificação
José Agualusa - Crônicas
José Craveirinha - Escritores da Língua Portuguesa-Moçambique
José Craveirinha... O Poeta Africano
Mia Couto - Escritores da Língua Portuguesa - Moçambique
Poesia de Mia Couto
Contos de Mia Couto
______________________________________________

Comentários